sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Conhecimento, Ciência e Tecnologia

Toda relação de saber é também relação com o mundo. O sujeito, como foi assinalado, não pode apropriar-se de tudo o que a espécie humana produziu ao longo de sua história. Ele nasce em um momento da história humana, em uma sociedade e em uma cultura, em um certo lugar nesta sociedade. O que lhe é potencialmente oferecido é uma forma do mundo, que evidentemente pode ser ampliada, mas não corresponderá jamais ao mundo em toda sua totalidade. Além disso, o mundo em que o sujeito vive e aprende é aquele no qual ele tem uma atividade, no qual se produzem acontecimentos ligados à sua história pessoal. Por outro lado, o sujeito não interioriza passivamente o mundo que lhe é oferecido, ele constrói (ele o organiza, categoriza, põe em ordem, interpreta). [...] (CHARLOT, Bernard (org.) Os Jovens e o Saber: perspectivas mundiais. Trad Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed Editora, 2007. p.27)

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